Segunda-feira, 8 de Maio de 2006

Plagiar

Confesso que desta vez não sabia muito bem que matéria abordar, isto de ter ideias esgota um pouco, afinal não sou como um interruptor que carrega-se e dá logo luz. Por estes lados para dar luz é um pouco diferente, ou surgem tantas de uma assentada só que nem tenho dedos suficientes para escrever ou é preciso por os neurónios a funcionar à séria.

 

 O que me fez rabiscar este post, foi algo que me deixa um pouco danada, deparei-me noutro dia com um Blog que havia plagiado um poema meu e ainda assinava como seu. Isto começa a torna-se num mau hábito e um dia confesso que passo-me dos carretos e vou ofender alguém a valer. O enigma é que já não é a primeira vez e, até tento dificultar os plagiadores de serviço, mas nada faz parar um indivíduo que não saiba “parir” ideias (peço desculpa pela expressão) e que não tenha o ínfimo de vergonha em ser apanhado pelo autor dos textos.

 

 Essas disposições deixam-me indignada com o carácter das pessoas que nos avizinham, inquiro-me se custa alguma coisa plagiar, mas dar a conhecer quem é o autor? Não sentenceio alguém que vá até ao meu outro Blog e que leve ou imprima o que redijo mas, agradecia que dessem o justo valor.

 

 Algo que faço quando apanho alguém em flagrante, é deixar um módico comentário, nada a ofender, mas sim a alertar que não gostei e que agradecia que, a pessoa citasse de quem é. O cómico é que dias depois tenho o meu comentário apagado e, um pedido de desculpas no Blog ou até mesmo via correio electrónico. Bom, deduzo que se o meu comentário foi apagado, é que essas pessoas não têm correcção e acanham-se de terem essas atitudes, mas que voltarão a fazer o mesmo a uma outra vítima, senão ele estaria ali intacto como sinal de respeito pela pessoa prejudicada.

 

 Há uns dias atrás, decidi visitar um dos Blogs onde eu tinha sido alvo desse tipo de atitude e deixei lá um comentário a dizer que gostei... bla bla bla (não interessa o que disse), e foi novamente apagado. Penso para com os meus botões, que essa figura não só sente pejo por ter feito o que fez e ter sido apanhada, como sente algum sentimento de remorso sobre mim quando eu é que devia sentir-me injuriada.

 

 Deixo um pedido a quem seja fã de plagiar sem querer reconhecer os justos autores de um texto que apreciem, que façam o favor de dar os devidos créditos ao verdadeiro autor. Pois a honestidade não fica mal em ninguém e, não é desonra alguma enlevar o que os outros garatujam, mas sim copiar e deixar-se ficar com os incensos que não lhes são validos.

 

                                                                                                                                     

 Nota: Gostaríamos de esclarecer uma pequena coisa que tem falhado e talvez a culpa seja nossa de não nos termos identificado. RM é um homem e MB uma mulher, por favor pedimos que não nos voltem a trocar os sexos pois, apreciamos vivamente aquilo que possuímos desde que habitávamos as barrigas das nossas queridas mães que, desde já estão de Parabéns por estas belas criaturas que colocaram no mundo. Obrigada pela vossa atenção.

   

MB

 

Sinto-me: Ironicamente plagiada
Criticalhado por MB às 00:01
Link da Crítica | Critica | Escarrapacha aos favoritos
|
29 comentários:
De micas a 8 de Maio de 2006 às 20:56
eeehhh primeirona a comentar este post!!! :P andam a vos trocar os sexos?!? hehe ......
concordo contigo, axo que plagiar nao seja a coisa certa... copiar o texto porque axou giro e postar no seu blog identificando o autor do texto sim e a coisa mais acertada.... se essas pessoas tivessem um pingo de vergonha na cara fariam a coisa certa.... beijoes fica bem :P
De MB a 8 de Maio de 2006 às 22:33
Pois é micas andam a querer nos trocar os sexos e andamos aflitinhos lol... Essas pessoas deviam sentir na pele o que custa ver exposto o que criaram, assinado como sendo de outra pessoa, para verem o quanto custa ter que tragar tal injustiça. ;)
De RM a 9 de Maio de 2006 às 10:36
micas ai pois é, andam a nos "plagiar" o sexo! =P
COncordo contigo quanto ao comentário sobre a forma de Plagiar.
De Ana Rita a 9 de Maio de 2006 às 11:36
Olá MB! Confesso que até aqui também estava um pouco confusa quanto aos vossos sexos, e como nunca vos vi pessoalmente até que nem fica muito mal dizer isto pois não??!! LOL...mas estou esclarecida! Quanto ao tema do teu artigo (não me habituo a chamar-lhes posts..) nunca fui alvo de comentários anónimos assim como também nunca os fiz. Mas queria deixar a minha solidariedade a todos aqueles a quem isso já aconteceu. Sou a favor da verdade e da moral e dos bons costumes sem ser moralista..lol..um beijinho para ti MB!
De RM a 9 de Maio de 2006 às 12:14
Ana Rita pois é normal, nós simplesmente usavamos, como continuamos a usar simplesmente as nossas iniciais! Mas pronto agora já sabem, divulgamos a nossa "identidade sexual" HIHI
De ImSo a 9 de Maio de 2006 às 12:07
Trocar de sexo por algum tempo até poderia ser interessante...dizes k tás sem ideias e a dar uma ideia destas!! hummm tou a pensar k os meus vizinhos iriam gostar ...ahahahahah
Quanto ao plagiar, acho k tens toda a razão para ficar aborrecida. Confesso k tenho curiosidade em saber kual o blog k o fez...n vá eu andar pelos blogs errados!


bjs (se puder...)
De MB a 9 de Maio de 2006 às 12:20
ImSo lamento mas não vou poder divulgar quais as "belas" prendas que me fizeram isso, se tivesse mau carácter como essas pessoas certamente o faria. Os beijos são sempre bem vindos e não prejudica ninguém, logo podes deixar um beijinho, ou quantos te apetecer.
De RM a 9 de Maio de 2006 às 12:27
ImSo trocar de sexo? Não obrigado, não tenho nada contra os que são transsexuais, Às tantas tenho algum conhecido que o seja!!! Mas isso para mim (no meu corpo e somente associado a mim, nada para os outros) seria plagiar o sexo de uma outra pessoa, isto não fugindo ao tema do Post
De soslayo a 9 de Maio de 2006 às 20:14
Ó minha amiga MB permita-me que a trate assim! Mas, quem trocou o sexo de quem!?... Se só agora estou a saber que RM é um homem e MB é uma mulher. Caso eu tenho feito alguma vez isso, a culpa é vossa, tenha Santa Paciência. Essa de trocar sexos não é meu hábito! E já agora diz-me MB por favor se o plagiador por acaso ainda não passou pelo meu blog e levou o que entendeu... E depois chamou seu!!! Também está boa, essa falta de imaginação e/ou então, cumprimentar com o chapéu alheio! Se souberes avisa-me... Já viste se por acaso nos comentários anteriores que tenho feito eu mandei algum beijinho ao RM. Cruzes credo! A culpa não é minha. Um beijinho.
De RM a 9 de Maio de 2006 às 20:46
Boa noite Soslayo, dita as regras do Português, dado que vivemos numa sociedade em que tudo o que se refira a algo incerto ou a um todo, deve ser referido no Masculino, isto talvez por defeito de termos uma sociedade um tanto ou quanto "masculinista". Posto isto, seria quase indiferente o revelarmos ou não o nosso sexo! Simplesmente esta nota foi tomada porque eu e a MB somos amigos, falamos todos os dias (quase que não falha um) e comentei que me trocaram o sexo, achamos que passado um mês, deviamos fazer a revelação, porque não a tinhamos feito ainda! :)
Quanto ao plagiar, há gente para tudo! Infelizmente, isto só mostra gente pouco civilizada que não sabe respeitar o trabalho que os outros fazem, porque se fosse algum trabalho deles, ficariam furiosos ao ver reproduzido por aí!
De MB a 9 de Maio de 2006 às 22:26
Oh soslayo que formalidades são essas, não é a primeira vez e certamente não será a última que me tratas por amiga (poderia dizer-te quem sou mas prefiro manter o "segredo"). Digo-te desde já que nunca cometeste tal erro. Se o plagiador passou pelo teu blog, não sei nem faço a mínima, ao contrário dessa pessoa eu não ando a seguir os passos dos outros a ver quando apanho uma pequena falha para me aproveitar. Beijo ;)
De soslayo a 11 de Maio de 2006 às 09:45
MB</a>:

Eu vou fazer um 2 em 1, para o RM, já é tempo de se colocar as regras do português na ordem, ou seja, tratar o todo só pela "Masculinidade". Por exemplo: a "A Malta" é um todo (grupo), portanto posso dizer: um abraço à malta e/ou um beijo para a malta! Qual o mal!?...

MB esta do prefiro guardar "o segredo" deixou-me com a pulga atrás da orelha! Eu pergunto: por acaso não nos conhecemos pessoalmente? Eu acho que sim! Um beijinho.
De RM a 11 de Maio de 2006 às 10:11
Soslayo também acho que sim, vamos deixar tudo de parte e quando se diz beijo pa malta, damos um beijo para todos e acabou. HIHI

Quando à MB , sei quem é, HIHI, mas não posso dizer, se digo ela bate-me! (Tou a brincar) Sinto-me: Dentro do novo programa do trabalho (vou entrar em colapso) Muito TIRED
De MB a 11 de Maio de 2006 às 12:03
Querido soslayo tenho a certeza absoluta que não nos conhecemos pessoalmente, mas aqui na blogosfera conhecemo-nos e já algum tempo. Se eu te deixar um beijo na alma, vais apanhar concerteza quem sou... Upxxx... Condenei-me!!!
De micas a 14 de Maio de 2006 às 19:00
ah sua maluca agora e que te descaiste!!! a tua identidade foi revelada! hehe
De joka a 9 de Maio de 2006 às 20:32
Se calhar já dei aqui beijinhos quande devia ser abraços e eabraços quando devia ser beijinhos. Pois nada tem de mal. porque se os homens choram, também se podem beijar certo? Quanto aos plágios, pois não é de facto agradável que nos copiem e não nos deêm os créditos devidos. Comentar, ou pedir por justiça nem vale a pena porque como tu disses-te apagam os comentários. Que fazer então? pois esperar que aconteça o minimo possivel. Um beijo. Acertei?
De RM a 9 de Maio de 2006 às 22:11
joka para mim ser um beijo ou um abraço é-me indiferente! =P
É um acto como todos os outros!
Só não me troquem o sexo, gosto de ser como sou LOL
De MB a 9 de Maio de 2006 às 22:29
Joka um beijo é apenas um sinal de carinho e acho uma patetice autêntica os homens terem alguma fobia em se beijarem como as mulheres fazem quando se cumprimetam. Mas lá está, a imagem masculina pode ser difamada e ai jesu de alguns homens que fazem questão de mostrar a sua virilidade. Sim acertaste no beijinho... outro para ti :)
De Rita a 10 de Maio de 2006 às 12:45
Posso ser muito, muito, muito, muito honesta?
Quando comecei a "frequentar" este blog (blogue para alguns) fi-lo porque achava os temas interessantes. Começo a achar, porém, que estão, tanto MB como RM, a desvirtuar este sítio dando demasiado importância a quem a não merece. Também já eu fui plagiada. Compreendo, assim, o que MB ou qualquer outra pessoa sente.
Mas, às vezes, uma valente bofetada de luva branca a plagiadores ou anónimos serve melhor a quem se quer defender. Digo-o por experiência própria. E, como neste meio, nada há de mais difícil do que saber quem são os plagiadores, acho que a melhor forma é informarem-se de como podem precaver o vosso trabalho e a vossa criatividade. Se são plagiados é porque os vossos textos são bons (não conheço o outro blog, não sei qual é). Logo, devem os autores investir neles.
Quanto a mim, sempre me deu vontade de apertar o pescoço aos plagiadores. Mas se acreditamos no nosso trabalho devemos precaver-nos.
Feliz Natal!
De RM a 10 de Maio de 2006 às 15:30
Olá Rita quando criamos este blog a ideia foi críticar, tudo o que vai aparecendo aqui ou ali. Dizes que começamos a desconcertar um pouco, não estou a ver onde e falo muito sinceramente, e aceito a tua opinião (que isto fique assente, mas se não coincide com a minha, também estou no direito de expô-la) isto porque em todos os posts existem, uma crítica, seja ela positiva ou negativa!!!
Estamos a falar não de algo de caracter, simplesmente, pessoal, porque atinge a todos! Logo estamos a sair do nosso "eixo" como? Quando falamos no pirilampo que ajuda muitas pessoas con deficiência? Quando falamos nos direitos que talvez devessemos ter, enquanto "bloguistas"? Se fosse um escritor teria como se defender adquirindo direitos de autor? E nós temos esses mesmos direitos???
Obrigado Rita pelo coment e espero que aceites o mesmo e que até mesmo refutes a teu favor, como fiz!
É uma discusão saudável!
De Rita a 10 de Maio de 2006 às 21:25
:) Achei um piadão ao Pai Natal. Não resisti :)
Quanto a nós, venha a discussão saudável, sim senhor. Nada melhor e mais refrescante, não acham? (bem posso lembrar-me de duas ou três coisas). Mas atenção que a minha crítica, apesar de tudo, não era para vocês. E eu sou toda a favor das críticas construtivas. As minhas palavras, indirectamente, eram sobretudo para os eventuais plagiadores que possam ler as nossas palavras. E deve haver muitos por aqui. Talvez a palavra "desvirtuar" não tenha sido a mais adequada.
Não estou, de forma alguma, a desculpar-me (até porque nem tenho razões para isso) mas, efectivamente, a crítica mais feroz era para aqueles que, de alguma maneira, se possam identificar como plagiadores.
Seja como for, sou do contra :D
Só não concordo com uma coisa, MB. A bofetada de luva branca é, quanto a mim, a forma com mais classe que podemos utilizar para respondermos a quem nos prejudicou. O que acontece é que, num meio como este, é uma tarefa difícil de levar a cabo. Acho que ainda estou a aprender muitas coisas acerca desta forma de comunicar. A idade não perdoa...
Tomem lá um cafezinho e não digam que não vão daqui...
De MB a 10 de Maio de 2006 às 15:54
Ora bem a ver se a gente se entende. Acho que não estamos a fugir muito da nossa ideia inicial e se acham tal coisa sugiro que leiam de novo os nossos posts. Não creio que estejamos a dar importância a ninguém ou, a nada, simplesmente criticamos e, quem critica logo tem de abordar um assunto, senão não haveria critica possível. Quanto ao dar a bofetada nos plagiadores, bom não vou por esse caminho e creio que quando me sinto injuriada o meu direito é refutar com educação algo que respeito muito. O meu outro blog está devidamente protegido desde o início, mas o que me indigna é o facto dessa gente querer tanto que até "passa à mão" o que fazemos/faço. Oh Rita não achas que é muito cedo para desejar feliz natal? Ou achaste piada ao boneco? Lol. Até à próxima ronda.
De Nytxia a 10 de Maio de 2006 às 17:11
É verdade, plagiar é mt mau, principalmente qd nao sao dados os creditos. Infelizmente, é dificil de evitar. Bjinhs
De MB a 10 de Maio de 2006 às 20:13
Nytxia é verdade. Obrigada pela tua visita e comentário.
De RM a 11 de Maio de 2006 às 09:44
Miga! Tu melhor que ningué,m viste o meu descontentamento, quando MAIS DO QUE DESCARADAMENTE, roubaram uma imagem que tinha no meu blog CRIADA POR MIM, entraram na vista do meu HTML e andaram por aí a circular, sei que por uma causa nobre, mas se criei um é porque queria ter um GIF diferente, caso contrário teria PEDIDO um gif a uma pessoa qualquer, já que existem vários por aí!
Ao contrário que qse passou contigo e com muitos que infelizmente, nada podem fazer dado que são textos! Fiz questão de criar um gif com o mesmo link que essas pessoas tinham com uma mensagem a avisar que seria mais bonito terem pedido o gif, que eu daria de boa vontade o link e não ficaria lá com a mensagem um tanto ou quanto intrigante porque apareceu reproduzido em todos os blogs. Conclusão da história, podem usar, desde que peçam às pessoas!!! Não custa nada! Pelo menos tenham a dignidade de informar de onde retiraram a imagem, porque não é descrédito nenhum dizer que não fomos nós que executamos dado trabalho, mas sim outro trabalho!
Fiquem bem!
sinto-me: (ainda) furioso
De Rita a 11 de Maio de 2006 às 12:33
De touaqui a 11 de Maio de 2006 às 21:19
mas importa saber o sexo do que .... puxa vida , claro que ficou indignáda ou indignádo , mas a beleza porém é que a pessoa que fez o plágio deveria ter a hombridade de revelar de onde vinha , mas não o fez , vamos dar aos bloguistas que nos leem uma vontade de sorrir , sorrir para o sol radioso que , espero , venha ai .

Criticalhar post

Contacta-nos


Image Hosted by ImageShack.us
criticalhando@sapo.pt

Horas

Críticas no Prazo de Validade

Certo ou Errado?

"Eles" andam aí....

Direito à Liberdade...

E esta Heim???

Até já...

Um dia para esquecer...

Inteligência medida aos p...

Afinal Como "O" Pronuncia...

Crescidos mas nem tanto.....

E vocês... Lêem?

Críticas Fora de Prazo

Novembro 2006

Outubro 2006

Setembro 2006

Agosto 2006

Julho 2006

Junho 2006

Maio 2006

Abril 2006

Visitas