Terça-feira, 22 de Agosto de 2006

Afinal Como "O" Pronunciar?

Há umas semanas atrás estava eu a ler um jornal e numa das páginas existe uma secção dirigida ao leitor que deseje expressar a sua opinião sobre algo e, deparei-me com uma carta de uma leitora um pouco, senão muito irritada.

 

 Dizia na carta que os Portugueses não sabiam como proferir a palavra Portugal, deixando o nome do País ficar “mal visto” (Se fosse apenas isso estávamos muito bem).

 

 Expressava, a senhora, que muita gente, senão a maioria dos Portugueses que pronunciavam Portugal com “u” ora, então para ela estava errado pronunciar “Purtugal”, afirmava que devíamos aprender como o dizer e, que o termo correcto seria fazer um pouco de realce no “o”.

 

 Deduzi que a senhora não tinha motivos para redigir aquela carta e, então fiz o que ela dizia ser o mais correcto e lá eu tentei dizer Portugal, com o dito “o”, algo que saiu-me muito mal, isto porque dar um pouco de ênfase pode ser perigoso. O que me saiu pela boca fora (salvo seja) foi “Pórtugal” e ou “Pôrtugal”, não Portugal como se escreve.

 

 Parece-me, escrevo parece-me porque isto é um tema que me escapa um pouco, dado que era um pouco desatenta nas aulas de Português, que o “o” perde a sua força e lê-se como “u” quando se encontra entre duas consoantes, daí ser pronunciado com o “u” escapando “Purtugal”.

 

 Se estiver errada peço que alguém me corrija, caso tenha cometido algum erro aquando do meu raciocínio. Ou seja, caso tenha assassinado a língua portuguesa, logo com a palavra Portugal.

 

 Será que estão todos errados menos a senhora?

 Ou, será que sou eu?

 

 

                                                                                MB

 

Sinto-me: Na dúvida!
Criticalhado por MB às 00:01
Link da Crítica | Critica | Escarrapacha aos favoritos
35 comentários:
De xicoxperto a 22 de Agosto de 2006 às 01:40
A senhora deveria saber que a língua falada sofre as consequências da pronúncia de cada região sem que isso constitua um erro. Existem problemas muito mais graves na língua portuguesa que deveriam preocupar mais as pessoas, como a mania de utilizar o "k" e o "x" em lugar de "q" e de "ch". Compreendo que as abreviaturas sejam úteis nas SMS, onde o número de caracteres é importante mas no dia-a-dia e principalmente nas escolas deveria haver muito mais rigor. Quando vemos termos do calão (como o bué) e outros "telenovelescos" serem impostos pelos brasileiros nos acordos linguísticos, acho o máximo alguém estar preocupado com as pronúncias das diferentes regiões. Só no "contenente" (Lol) temos uma dezenas largas.
De RM a 22 de Agosto de 2006 às 10:26
xicoxperto ora nem mais! Ainda há uns tempos atrás, a minha amiga MB, uma preocupada com a língua, escreveu um artigo sobre esses X e K e outras coisas!!! A desculpa das SMS é boa, mas agora nem tanto já que as operadoras estão a "dar" mensagens! Portanto já deixa de ter validade!!! HIHI
De ImSo a 22 de Agosto de 2006 às 11:41
Concordo e assino por baixo o teu comentário. Nem vale a pena acrescentar mais nada.
De RM a 24 de Agosto de 2006 às 10:40
ImSo obrigado!!! mas também podias assinar ao lado era igual LOL
Tou a brincar!!!
De MB a 22 de Agosto de 2006 às 19:07
xicoxperto ora aí está algo muito mais importante do que o não saber pronunciar Portugal. Cada um di-lo da maneira que mais convier e o resto é batatas. Por acaso já falei sobre esse assunto em escrever com "k" "x" e o acrescento em certas palavras, isso sim é preocupante. Provavelmente a senhora deve navegar pela net e escrever dessa forma ridícula, mas Portugal ela deverá dizer como ninguém.
De ImSo a 22 de Agosto de 2006 às 12:31
Também não sou nenhum professor de Português para te estar a corrigir MB mas posso dar-te um exemplo, de entre muitos que há, em que o "o" não perde força nenhuma, lol , por estar entre duas consoantes. "Porco" e "porcos" serve bem para exemplo pois singular e plural pronunciam-se de maneira diferente e em ambos os casos o "o" está entre consoantes. Sobre a importância que tal senhora dá a este pormenor muito importante, só me ocorre que ela deve ser alguém muito ocupado, sem tempo para nada, que trabalha 24 horas por dia e faz horas extra à noite!!!

Beijinhos pa ti
De MB a 22 de Agosto de 2006 às 19:10
ImSo que belo exemplo foste arranjar, mas de facto é verdade nem sempre perde o seu valor. Mas o português é assim... traiçoeiro! De facto deve ser alguém muito ocupada, ao contrário de mim que não faço nada e só ando aqui a criticalhar o que vejo e oiço. Beijo
De RM a 24 de Agosto de 2006 às 11:25
ImSo bolas andas a ficar bom nestas coisas!!! HIHI
O exemplo dos Porcos foi muito bom!!!
De micas a 22 de Agosto de 2006 às 12:51
recuso.me a comentar isso outra vez!!! ;p
os meus coments ultimamente andam uma tristeza
looooooool
deve de ser do calor que ate nem e muito!!
rsss
De MB a 22 de Agosto de 2006 às 19:12
Oia oia... Não fosses tu a micas que eu conheço... Sua malandra!!! Bolas não está calor? Bolas e olha que nem vives a muitas léguas de mim e, eu sinto um calor dos diabos, deve ser as minhas "menoférias" a falar mais alto! Lol... Aiii mulher se não te conhecesse...
De micas a 23 de Agosto de 2006 às 16:02
MB so pa ti ;p
De ImSo a 23 de Agosto de 2006 às 10:33
Micas a inspiração vai regressar tenho a certeza. Até lá podes sempre cantar umas canções da Ivete para nós! Conheces, não conheces?
Aqui está um calor de grelhar!!

Beijos
De micas a 23 de Agosto de 2006 às 17:57
ImSo obrigada mas eu nao tava a falar no campo da inspiraçao... looooool
Em relaçao as musicas da Ivete canto.te quando quiseres que eu ate sou afinadinha e tudo!!!! kkkkkkkkkkkkkkk
hehehehehe
De RM a 24 de Agosto de 2006 às 11:34
MB chamada ao alçado principal do Blog!!!
Não te esqueças de cobrar o IC (Imposto de conversação) ao ImSo e à Micas!
Depois fiz um seguro aos vidros do nosso Blog e isto terá que ser imputado à Micas! E caso ela pense em cantar no blog tem duas opcções: em directo ou em diferido, que também terá que ser pago!!!
De ImSo a 24 de Agosto de 2006 às 16:55
RM isso quer dizer que já não há daquelas conversas grátis, mesmo, mas mesmo grátis, daquelas conversas tão grátis que uma pessoa olha para elas e diz "esta conversa é mesmo grátis!" a marota!!
É que se não há vou ter de começar a cobrar por cada comentário que tu permitas que eu faça!!
Agora escolhe!

Ah! E não quero chegar ao ponto de ter de cantar com a Micas porque aí a destruição será total!!
De MB a 24 de Agosto de 2006 às 17:04
Mais aqui ninguém canta!!! Cá não gosto de ter a casa vazia e, caso a micas cantasse era um desastre total! Sim, porque já a ouvi cantar e só não fugi porque ela fê-lo no meu local de trabalho!!! (Oh micas desculpa mas tinha de dizer.)
De micas a 24 de Agosto de 2006 às 21:15
MB desta vez tas perdoada!!!! mas e so desta!!!!
Na te estiques muito!!!!!
Ja me ouvis.t cantar???? Acho que nao?!!!!
Ouvist.m foi a distorcer as musicas loooooooool
Fogo eu tb na sou assim tao desafinada!!!!
Eu ate as vezes (ocasioes rarissimas lool) canto afinada loool nao digo bem porque bem eu nao canto mas afinada tem dias
loooooooool ;p
De RM a 28 de Agosto de 2006 às 10:01
ImSo podes ter conversas 100% gratis, desde que sejam em bom Português!! HIHI aqui com a MB de serviço, ninguém saí do tom! Tou a brincar ( <-- tenho que dizer isto ou ela bate-me...)
De MB a 28 de Agosto de 2006 às 22:05
Bolas até parece que obrigo alguém a teclar direitinho...
De rita a 22 de Agosto de 2006 às 23:10
Olá:) Bem há coisas mto mais importantes do que isso, a senhora vai na volta estava toda indignada com esse pormenor e depois não separa o lixinho para reciclar e o país gastar menos recursos... enfim...;)
Parabéns ao dono dos gatinhos e do cão, são LINDOSS!!! eu também tenho um que está com o mesmo tamanho, é a alegria da casa eheh;) Muitas felicidades para eles.
De MB a 23 de Agosto de 2006 às 16:54
rita deves ter acertado na mosca. Deve ser das tais pessoas que preocupa-se com coisas mínimas, mas quando se trata de se preocupar com as máximas nem sabe do que se trata.
De RM a 28 de Agosto de 2006 às 10:24
Rita muito obrigado!!! Pois são, são uns quidinhos,lindinhos e não sei mais quantos inhos HIHI
Parabéns também para os teus!!!
De Mike... a 25 de Agosto de 2006 às 17:02
Olá minha querida...que surpresa boa!
A cadeira é tua, como sabes...guardei-a para poder fazer parte de um espaço de expressão que um dia volte a ser "livre"!
Acredito que em breve a poderei levar...:)

Agora, agora...então Purtugal não é dos Purtugueses, Purra?! ;)
A senhora tem dificuldade em prónunciar, a culpa é do Góverno!!!
Bjs, volta sempre, bom fim de semana.
De MB a 28 de Agosto de 2006 às 21:57
Mike logo que possas levar e cadeira eu aviso! Confesso que já sinto saudades de libertar algumas coisas que vão aqui dentro.

É bem provável que a culpa seja do Góverno pois, nos últimos tempos a culpa é sempre deles. Viva a Purtugal! Beijo
De Alvaro Faustino a 27 de Agosto de 2006 às 03:38
Está a querer-me parecer que é mais uma que anda a ver muitas novelas brasileiras...
De RM a 28 de Agosto de 2006 às 10:34
Estou de acordo contigo!!! Façam como eu vejam só o que é Português HIhi
De MB a 28 de Agosto de 2006 às 21:58
Aalvafaust a mim também!!!
De Princesinha Picanina a 28 de Agosto de 2006 às 20:40
MB, não se preocupe com isso, porque como todos nós sabemos, na língua portuguesa a letra "o" tanto se pronuncia "ó", como "ô" e até como "u". Assim sendo, a palavra "Portugal" pronuncia-se como "purtugal", possivelmente por a vogal ser precedida por uma consoante surda ("p"). Não vale a pena entrar em pormenores, mas espero ter ajudado.
De MB a 28 de Agosto de 2006 às 22:00
Princesinha Picanina mas eu não estou preocupada com isso, fico é surpreendida por haver pessoas que se preocupam e irritam-se a ponto de publicar uma carta com coisas que não tem pés nem cabeças. Pior foi quem leu a dita carta e concordou em publicá-la. Vá lá que há custa disso, já houve muito boa gente que se riu até chorar.
De RM a 29 de Agosto de 2006 às 10:07
E chegou à minha vez de fazer o meu Criticalhanço!!! HIHI
Cá para mim o que acho é que a mulher está indignada e com muita razão!!! Toda a gente tem que falar como ela, tem que pronunciar como ela e sendo ela Madeirense (por suposto) tem toda a razão de reclamar, até porque o nosso sotaque nem é assim tão esquisito quanto isso (eu por acaso estou sem sotaque, aliás nota-se pela forma como escrevo LOL).
Cá para mim ela pertence a aquelas alas Norte e "PRONTES".
De MB a 29 de Agosto de 2006 às 12:36
RM nota-se... Ahhh pois nota-se e muito bem. Se não fosse o "COmigo" estavas na rota certa.
De Princesinha Picanina a 29 de Agosto de 2006 às 11:16
Sim, realmente quem publicou a carta também não bate lá muito bem da cabeça... :o) Há pessoas assim, excessivamente puritanas no que toca à língua materna! Abraço!
De paraquedista a 8 de Outubro de 2006 às 22:59
Só pode ser alguém que aprendeu mal, a dizer "pórtugáu...", ou uma coisa parecida. Olhem, tenham todos uma linda semana de trabalho, eu também quero para mim, igual... Saúde da boa.
De RM a 9 de Outubro de 2006 às 08:57
paraquedista olha que nem mais!!! Cá para mim o que a senhora está a precisar é de um terapeuta da fala, para a ajudar!!
HIHI
Boa semana também para ti!!! Tudo bem bom!

Criticalhar post

Críticas no Prazo de Validade

Certo ou Errado?

"Eles" andam aí....

Direito à Liberdade...

E esta Heim???

Até já...

Um dia para esquecer...

Inteligência medida aos p...

Afinal Como "O" Pronuncia...

Crescidos mas nem tanto.....

E vocês... Lêem?

Críticas Fora de Prazo

Novembro 2006

Outubro 2006

Setembro 2006

Agosto 2006

Julho 2006

Junho 2006

Maio 2006

Abril 2006